Tem problemas com cabelos oleosos? Veja como cuidá-los!

23/07/2018 às 13:23:05

Cabelos Oleosos

Tem problemas com cabelos oleosos? Veja como cuidá-los!

Há diversos fatores que podem deixar as madeixas mais oleosas. tanto naturais quanto com hábitos ruins que praticamos no dia a dia e sequer nos damos conta. Alguns exemplos do que piora essa condição são as alterações hormonais, mudanças no clima, banhos com água muito quente e até mesmo o uso inadequado de produtos capilares. 

Evite Banhos Quentes
Se você já possui os fios naturalmente oleosos, a água quente nunca deve fazer parte de suas higienizações capilares. A temperatura elevada prejudica a saúde dos cabelos, os deixando sensíveis e desregulando a camada hidrolipídica do couro cabeludo, tendo como resultado a oleosidade em excesso. Portanto, para evitar o dano, prefira a água morna. Sem dizer que finalizar o banho com água fria vai ajudar o creme de tratamento a alinhar as cutículas que foram dilatadas pela água morna

Use Produtos para cabelos oleosos
Um dos maiores erros de quem possui os cabelos oleosos é escolher produtos que só acentuam essa situação. Por isso, para tratá-los da maneira correta é preciso pedir ajuda a seu cabeleireiro e, juntos, identificarem qual é a melhor linha de cosméticos para deixá-los saudáveis. Se eles forem oleosos apenas na raiz, o shampoo e condicionador deve ser direcionado às madeixas mistas; se forem em todo o comprimento, será preciso achar uma coleção que mais se adapte aos seus fios.

Shampoo antiresíduos
Outra atitude muito comum de quem possui os fios bem oleosos é usar o shampoo antirresíduos em excesso, já que ele costuma ser o mais indicado para acabar com a oleosidade. Entretanto, ele pode causar um efeito rebote, uma vez que a limpeza profunda pode retirar nutrientes essenciais ao couro cabeludo. Dessa forma, a região vai entender que precisa produzir mais oleosidade para suprir essas necessidades. Então, prefira usar o cosmético apenas em situações necessárias, não diariamente.

Lavagem dos cabelos diariamente
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, lavar os cabelos todos os dias não faz mal para quem possui fios oleosos. Desde que sejam utilizados os produtos corretos, a higienização ajuda a deixá-los mais soltos e sem o aspecto pesado. O shampoo deve realizar uma boa limpeza enquanto o condicionador é melhor que seja leve e hidratante.

Condicionador e mácaras no cabelo
O manuseio do condicionador e da máscara é uma das dificuldades de quem possui os cabelos oleosos. Ao contrário do que se pensa, os cosméticos devem ser usados no banho assim como é feito nos outros tipos capilares. A diferença é que a formulação de ambos deve ser mais leve, e os produtos não podem ser passados na raiz dos fios. O oleosidade da raiz consegue suprir sozinha as necessidades nutritivas das madeixas, sendo a máscara e o condicionador indicados apenas para o meio e as pontas.

Finalizador para cabelos oleosos
Para completar o tratamento diário, não devemos nos esquecer dos finalizadores. E não é porque seus cabelos são oleosos que você não deve usá-los. A grande diferença está no tipo de produto escolhido. O ideal para o tratamento é apostar nos leave-ins mais fluidos e leves, que apenas selam e protegem os fios.

Shampoo Seco
Quem possui cabelos oleosos tem o shampoo seco como seu melhor amigo. Ele é um grande salvador do visual nas horas em que precisamos estar com as madeixas arrumadas e não temos tempo de lavá-las e finalizá-las. Portanto, tenha o produto sempre na bolsa para não passar por nenhum aperto no dia a dia. Mas, não se esqueça, usá-lo de forma exagerada pode surtir o efeito contrário e deixar os fios rígidos e com aspecto opaco.