Sete dicas imbatíveis para penteados perfeitos

04/05/2018 às 18:15:46

Salão de Beleza | Salão de Cabeleireiro

Sete dicas imbatíveis para penteados perfeitos

Casamentos, festas ou quaisquer outras celebrações pedem produções mais elaboradas e, claro, penteados cheios de estilo. Quer saber os segredos para não errar? Confira, a seguir!

1- Onde buscar inspiração?
Além de encontrar ideias de penteados na CABELOS&CIA, fique antenado(a) nos eventos de moda cabelo que sempre trazem propostas nos palcos e estandes. Vale a pena avisar as clientes para fazer um teste antes, evitando surpresas desagradáveis. É uma tática que funciona para as noivas e pode ser adotada em outros eventos. Apesar de ser uma prova, você precisará de um tempo da sua agenda. Em média, o valor cobrado para esse serviço é metade do valor do penteado finalizado.

2- Como preparar o cabelo?
Lave bem e evite usar cremes e óleos, especialmente se eles são finos e oleosos. Seque levemente e aplique musse (a quantidade equivale ao tamanho de uma bola de pingue-pongue se é de comprimento médio). Borrife protetor térmico e proceda à escova. Enrole bobes ou faça ondas com prancha para conquistar cachos firmes.

3- Penteados presos ou soltos?
A escolha do penteado depende do estilo da pessoa e do tipo de festa. Normalmente, indico presos para mães e madrinhas. No caso de formandas e debutantes, semipresos, como cascata, ou presos laterais. Se é crespo, recomendo um coque chignon, que irá durar a festa toda. Nesse caso, faça escova e prancha previamente.

4- O que fazer para o liso não despencar?
O cabelo deve ser lavado, mas não receber condicionador nem máscara. E após secar, deve-se aplicar musse na raiz. A seguir, modelagem com babyliss e, para finalizar, spray de fixação com jato seco.

5- Em que momento aplicar o fixador?
Para começar, jamais utilize-o junto ao secador para não endurecer o fio e, caso o profissional queira pentear ou desfazer a modelagem, embaraçar e provocar frizz. O ideal é borrifar a uma distância de pelo menos 10 cm do cabelo por uns cinco segundos. Durante a montagem do penteado, utilizo um de jato seco e suave. Já na finalização, uso o superforte para durar a festa toda.

6- Como disfarçar as orelhas de abano?
A dica principal é não puxar os cabelos para trás, para não ressaltá-las. Sugiro manter alguns fios caídos na frente ou então deixá-los mais fofos sobre as orelhas, ajudando a disfarçar. Ou seja, os cabelinhos devem estar soltos e não grudados na cabeça.

7- Vale investir em acessórios?
Moderadamente, sim. As extensões podem ser alugadas ou vendidas pelos profissionais para incrementar penteados, ainda mais se a cliente tem pouco cabelo. Caso ela tenha o seu próprio aplique, o cabeleireiro pode cobrar uma taxa extra para colocação. Cada salão tem o seu preço, mas ele nunca deve ultrapassar 30% do valor do serviço para que seja viável. Já tiaras, fivelas e broches são opção para harmonizar com o vestido e costumam ser trazidas pela pessoa. Porém, é uma boa também ter alguns modelos à disposição.